Musicais encontram a obra de Rita Lee

Duas novas peças trazem músicas e a história da cantora

rita-lee-5-1

Dois novos musicais com estreia entre março e abril de 2014 levam a obra de Rita Lee para o teatro. Em São Paulo está sendo montado Rita Lee mora ao lado, inspirado em biografia nada convencional da cantora. Já no Rio as músicas da roqueira costuram a comédia Se eu fosse você.

A biografia de Rita escrita por Henrique Bartsch e lançada em 2006 é o fio condutor de Rita Lee mora ao lado – o musical. No livro a história de Rita é contada através do olhar de Bárbara Farniente, personagem criada pelo autor que desde sua infância teve sua vida à sombra de Rita, já que sua mãe nutria uma paixão pelo pai da cantora.

Nos palcos a peça tem direção de Débora Dubois e Márcio Macena. No papel de Rita está a atriz Mel Lisboa, com impressionante caracterização que a deixou parecida com Rita. Mel, que é filha do cantor gaúcho Bebeto Alves, vai encarar a roqueira além da imagem e cantar ao vivo o repertório cheio de personalidade recriando sucessos de Rita Lee. No papel de Roberto de Carvalho está o ator Rafael Maia. A peça tem estreia marcada para o dia 4 de abril no Teatro das Artes (Shopping Eldorado), em São Paulo.

A música de Rita Lee também entra em cartaz no Rio dia 21 de março no Teatro Oi Casa Grande na montagem de Se eu fosse você, o musical. Versão para o teatro do blockbuster do cinema nacional, o espetáculo tem supervisão de Daniel Filho e direção de Alonso Barros, e no elenco apresenta Claudia Netto e Nelson Freitas entre outros. A atriz Fafy Siqueira, que iniciou a carreira como cantora seguindo os passos de Rita Lee, faz participação especial.

O roteiro, que no cinema busca a gargalhada aberta e fácil, teve adaptação de Flavio Marinho. “Eu tinha em uma coluna dois roteiros de filmes muito-bem sucedidos e na outra a obra de 50 anos da principal roqueira brasileira. A minha missão foi preencher a coluna do meio de uma forma orgânica e criativa”, revela Flávio Marinho. A ideia de focar o repertório nos inúmeros sucessos de Rita Lee veio de Daniel Filho, depois de assistir uma peça na Broadway com músicas dos irmãos Gershwin. Em Se eu fosse você a obra de Rita está presente com 33 canções, entre elas Lança perfume, Ovelha negra, Miss Brasil 2000, Nem luxo, nem lixo e Jardins da Babilônia.

A rica obra construída por Rita tem personagens e situações em um universo moderno com uma linguagem muito própria. Sem distribuir panfletos, Rita fala sobre relações, liberdade e comportamento como poucos artistas no mundo. Inúmeras músicas dela são temas de novela, outras também estiveram no cinema. Nesse bom momento em que o teatro musical busca uma linguagem brasileira, é muito bem vinda e natural a parceria e abusca pelo nome de Rita Lee.

Fonte: Ziriguidum

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s